Arquidiocese de Londrina


 

Hora Santa Vocacional

Setembro/2012

“A Sagrada Escritura na ação evangelizadora”  

 

Preparar o ambiente – Imagem de Nossa Sra, Bíblia, velas, flores.

 

DIR: Queridos irmãos em Cristo Jesus, sejam todos bem vindos para este momento de oração onde adoramos o Nosso Deus no Santíssimo Sacramento. Deus se faz presente na Palavra e na partícula consagrada, transformada em corpo e sangue de nosso Sr. Jesus Cristo. Cantemos.

Canto:Em nome do Pai do Filho do Espírito Santo. Amém

 

Canto para Exposição do Santíssimo.

 

MIN: Graças e louvores sejam dados a todo o momento.

T. Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.

MIN: Gloria ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo.

T. Como era no principio agora e sempre. Amém.

 

Momento de silêncio e Adoração

 

DIR: Eu vos adoro com profundo respeito, meu Jesus, no Santíssimo Sacramento; reconheço-vos por verdadeiro Deus e homem; e tenho a intenção de suprir com este ato de adoração, a frieza de tantos cristãos ao passarem diante de vossas igrejas e, às vezes, mesmo diante de vosso sagrado tabernáculo, em que vos dignais estar a toda hora, desejando, com impaciência amorosa comunicar-vos com vossos fiéis – nem ao menos vós saúdam! E com sua indiferença se mostram como os hebreus no deserto, nauseados deste maná celeste! Eu vos ofereço o preciosíssimo Sangue que derramastes da chaga de vosso pé esquerdo, em reparação de tão insuportável tibieza; e, encerrando-me espiritualmente nesta Sagrada Chaga, repito mil e mil vezes:

 

MIN: Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo.

T. Como era no principio agora e sempre. Amém.

 

Silêncio

 

Silêncio

Canto penitencial

Silêncio

 

 

 

ESCUTA DA PALAVRA.

 

CANTO: Aclamação do Evangelho

 

L1. O Senhor esteja convosco.

TODOS: Ele está no meio de nós.

L1. Evangelho de Jesus + segundo Lucas (Lc 1,39-45)

 

Breve silêncio – Partilha – reflexão.

DIR: Maria foi a primeira evangelizadora da Boa Nova Jesus Cristo, se colocou a caminho a serviço do Reino, saiu do seu comodismo, enfrentou situações diversas tudo por que tinha o conhecimento das profecias e confiou no anúncio de anjo.

L2: A Sagrada Escritura foi, é, e sempre será a luz e o referencial que ilumina a vida e a ação evangelizadora da Igreja.

L3: O texto base do 1º Congresso Vocacional do Brasil ilumina a caminhada da Pastoral Vocacional/SAV e nos propõe uma releitura bíblica para responder às provocações da realidade dos tempos modernos.

L4: Propõe uma leitura orante da Palavra à luz do Espírito que certamente ampliará nossa visão sobre as vocações e os ministérios. Deixemos que a Palavra nos interpele em nossa condição de animadores vocacionais.

L1: “A Sagrada Escritura nos ajuda a compreender a vocação que Deus reserva a cada pessoa. A todos e a cada um Deus oferece uma vocação e, como o profeta Jeremias podemos afirmar que fomos indistintamente vocacionados pelo Pai desde toda a eternidade”

L2: “Deus comunica a cada um de nós uma proposta que é antes de tudo um apelo a conversão, que no sentido bíblico é um processo de adequação aos valores do Reino qual exige rupturas com tudo aquilo que contradiz o projeto do Deus da vida”.

L3: “A Sagrada Escritura é o critério por excelência para refletir as vocações e os ministérios. Deixemo-nos interpelar pela Palavra do Senhor, lida à luz do Espírito e com os olhos atentos fincamos os pés. Considerando Jesus como animador vocacional que chama e prepara as pessoas para o serviço do reino”.

 

Silêncio

Canto vocacional

Todos: Ave Maria….

Preces:

DIR: Rezemos por todas as necessidades de nossa comunidade. E a cada prece responderemos:

Todos: Vinde em nosso auxílio Senhor Jesus.

DIR: Como filhos que somos rezemos ao nosso Pai a oração que Jesus nos ensinou. Rezemos também nas intenções do Santo Padre o Papa Bento XVI:

Pai Nosso…Ave Maria…Glória ao Pai…

 

DIR: Rezemos a Oração Vocacional.

 

 

Jesus, Mestre Divino, que chamastes os Apóstolos a vos seguirem,

continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias,

pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens.

Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.

Papa Paulo VI

 

Canto vocacional

 

BENÇÃO DO SANTÍSSIMO

 

CANTO FINAL – DE MARIA

 

 

 

 

Pesquisa feita no documento: Memórias – 1º Congresso Vocacional do Brasil

Oração de adoração<http://www.derradeirasgracas.com/…&gt;

 

Deixe um comentário